Qual a origem da Black-Friday?
POR DIEGO MICHELATO, BRAKEY EQUIPAMENTOS DE HIGIENE │ 🕐 Tempo de Leitura – 2 min
São diversas as ofertas durante a Black Friday, e em muitos casos as ofertas vão além da sexta-feira e duram o mês todo de novembro. Aqui te conto um pouco a mais sobre o evento e como ele realmente começou.
Para muitos, é na Black Friday que se inicia oficialmente a temporada de compras de fim de ano. Até o fim do século passado isso poderia soar como insanidade – pois esse seria um tempo de economia e preparação para as compras de Natal, geralmente aceleradas no mês dezembro. A Black Friday mudou muito essa dinâmica! Além de ofertas mais atrativas, o acesso ao crédito tem sido facilitado e a tecnologia tem democratizado o acesso aos povos e facilitado a comercialização dos produtos via internet. Adaptados ao formato, praticamente todos os segmentos entram nessa dança de descontos agressivos e ofertas irresistíveis!
De onde vem esse termo “Black Friday”?
O dia exato nós já sabemos – vem sempre na sexta-feira que sucede ao Dia de Ação de Graças (Thanksgiving) nos Estados Unidos. Celebra-se este feriado sempre na última quinta-feira de novembro, quando por sinal é feriado nacional na terra do Tio Sam. As famílias se reúnem e celebram com grandes e caprichadas refeições em suas casas e tradicionalmente muitas pessoas passam a madrugada seguinte em frente à loja que tem o item de maior desejo/desconto – para garantirem seus lugares na fila assim que as portas abrirem na sexta-feira.
É difícil dizer quando exatamente o dia seguinte ao Dia de Ação de Graças tenha se transformado nessa data específica do varejo; existem muitas teorias e as referências de uso do termo desde o século 19 são amplamente discutidas. Alguns dizem que que o nome pegou pela gíria após muitos funcionários faltarem aos seus empregos no dia seguinte às festividades – o que implicaria no termo “Black-Friday” por ser um dia complicado para os gestores.
Na década de 1980, o termo pegou devido à ideia de que as lojas sairiam de um balanço negativo para um balanço positivo nesta data – devido à ofertas agressivas e demandas reprimidas. Isso mesmo; já no fim do ano as lojas conseguem então deixar de estar “no vermelho”, ou no prejuízo, e são capazes de voltar ao positivo em suas contas anuais (“ir para a cor preta da caneta”, logo, “Black”) no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças. O grande desempenho das vendas se deve ao fato de que os compradores têm maior probabilidade de gastar dinheiro em presentes; estão mais propensos e preparados para os gastos e ainda contam com preparações cada vez melhores por parte dos ofertantes! Resumindo, as lojas estariam saindo do vulgo “vermelho” nos balanços e voltando ao lucro, ou, à tinta “preta” no papel.
Aqui no Brasil avançamos (e muito) na preparação para este dia e o varejo se programa desde janeiro para esse famigerado evento de novembro! Aqui na Brakey temos anualmente essa tradição há anos e caso queira conhecer nossas ofertas atuais, basta clicar aqui https://loja.brakey.com.br/