Por que cuidar da higiene das mãos?
Vírus e bactérias são seres microscópicos, ou seja, não podem ser vistos a olho nú. Porém, apesar de seu tamanho insignificante, são capazes de provocar diversas doenças, algumas até bastante graves.
Nossas mãos estão sempre tocando em tudo:
– usamos as mãos para apoiar no corrimão das escadas por onde muitas pessoas passam;
– manuseamos dinheiro que pode já ter passado por diversas mãos e diversos locais antes de chegar até nós;
– fazemos carinho com as mãos em animais de estimação;
– usamos as mãos também, muitas vezes, para levar os alimentos à boca…
Enfim, tocamos em diversos locais e objetos onde existem micróbios capazes de se transportar de um lugar a outro através das nossas mãos, e nesse momento, o risco de contaminação é grande, mas pode ser reduzido através da higienização correta.
Os cuidados com a higiene devem ocorrer de modo geral. Claro que existem ambientes onde este hábito deve ser redobrado, como hospitais e restaurantes, por exemplo, visto que o risco de contaminações em hospitais é sempre maior e que os restaurantes são responsáveis pelo armazenamento e a manipulação dos alimentos que serão ingeridos por diversas pessoas.
Estudos sobre higiene
A pesquisa sobre higiene global International Dettol HABIT Study (Hygiene: Attitudes, Behaviour, Insight and Traits), realizada em 12 países, comprovou que as pessoas que lavam as mãos com maior frequência não sofrem tanto com a incidência de doenças infecciosas comparados àqueles que lavam as mãos com menor frequência. Maus hábitos de higiene são fatores que contribuem com a propagação global de infecções transmitidas de pessoa para pessoa.
O estudo também revelou que apenas 28% do total das pessoas que participaram da pesquisa lavam suas mãos com sabão mais de seis vezes ao dia e que uma das causas desse fator é o estilo de vida corrido.
No Brasil
Dentre os países pesquisados, o Brasil foi apontado como o país em que as pessoas lavam as mãos com maior frequência. Pouco mais de 1/4 das pessoas admitiu que poderia lavar as mãos mais vezes se não fossem tão ocupadas. Uma em cada cinco alega que demoraria muito tempo para lavar as mãos antes de preparar a comida e uma em cada quatro admitiu que se estivesse com fome, não lavaria as mãos antes de comer.
Os brasileiros também destacaram-se no índice de preocupação com a boa higiene das mãos contra infecções, principalmente ao utilizar o sanitário! A pesquisa apontou que 91% das pessoas entrevistadas têm ciência da importância em lavar as mãos com sabonetes, porém apenas 66% realmente o fazem.
Soluções Brakey
Sempre preocupada com a higiene em ambientes públicos e corporativos, a Brakey apresenta várias soluções para a higienização das mãos. São saboneteiras que podem ser utilizadas em diversos locais, com uma versatilidade no material de fabricação, acionamento, capacidade e tipo de conteúdo, que se adaptam de acordo com a necessidade da sua empresa. Confira os modelos de saboneteiras que comercializamos: http://www.brakey.com.br/produtos/saboneteiras/