No banheiro com Stanley Kubrick
O banheiro geralmente é um local no qual ninguém gosta muito de ser mostrado, não é mesmo? É lá que você realiza suas atividades de higiene, o que requer privacidade. Apesar disso, o cineastra Stanley Kubrick achou que seria interessante produzir cenas de seus mais célebres filmes nesse lugar.
Ao analisarmos sua obra, percebemos que grande parte dos filmes apresenta um processo de declínio psicológico, rumo à loucura. E essas cenas mais importantes (do processo de desintegração, revelação ou questionamento psicológico dos personagens) acontecem propositadamente no banheiro.
Segundo o próprio Kubrick, o banheiro é um símbolo de negação do homem: o ambiente “natural” onde – de portas fechadas – nós chegamos mais perto do nosso senso primitivo. Confiram essa relação de cenas (no banheiro) nos filmes do cineastra:
- “De Olhos Bem Fechados” (1999)
Todo o envolvimento do Bill Hardford (Tom Cruise) começa na festa, quando ele é chamado pelo Victor Ziegler (Sydney Pollack) para ir ao banheiro examinar a mulher. Outra cena é a discussão com a esposa, Alice (Nicole Kidman), no banheiro de casa.
- “Full Metal Jacket” (1987)
O soldado Leonard Pyle (Vincent D’Onofrio) mata o Sargento Hartman (Ronald Lee Ermey) no banheiro, e logo depois, comete suicídio.
- “O Iluminado” (1980)
Logo no começo do filme o pequeno Danny (Danny Lloyd) tem visões sobre o hotel no banheiro; Jack (Jack Nicholson) encontra o cadáver da mulher (e o fantasma dela) no banheiro verde; E a clássica, quando Jack tenta derrubar a porta, e matar a esposa Wendy (Shelley Duvall), também no banheiro.
- “Barry Lyndon” (1975)
Depois de todas os problemas, é no banheiro da mansão que Barry (Ryan O’Neal) consegue a reconciliação com a esposa, Lady Honoria Lyndon (Marisa Berenson).
- “Laranja Mecânica” (1971)
Alex (Malcolm McDowell) tem um surto psicótico no banheiro de casa. Depois de “curado”, ele volta (sem saber) na casa na qual ele invadiu e matou uma mulher, e canta a mesma música (fazendo o viúvo perceber quem ele realmente era). E no final do filme, também é lá que ele tenta se matar.
- “Dr. Strangelove” (1964)
É no banheiro que o General Jack Ripper (Sterling Hayden) se mata.
- “Lolita” (1962)
O professor Humbert (James Mason) está no banheiro, quando fica sabendo que a mãe da Lolita (Sue Lyon) morreu. Além disso, a própria Lolita sempre está diariamente no banheiro, olhando ele se barbear.
Vocês já tinham percebido essas coincidências? Quais outros filmes também têm cenas importantes filmadas no banheiro? Contem pra gente!