Dia Mundial do Sanitário
Temos evoluído constantemente em várias áreas com a ajuda das novas tecnologias e da propagação do conhecimento, na descoberta de curas para doenças ou lançamento de um gadget que torne nossa vida mais fácil, porém convivemos com uma preocupante constatação: 15% da população mundial ainda não têm acesso a um banheiro; no Brasil, quase 7,2 milhões de habitantes vivem nesta realidade. O maior índice do planeta neste quesito, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Por isso, desde 2013, a ONU instituiu o dia 19 de novembro como sendo o Dia Mundial do Sanitário, data que tem como objetivo mobilizar as pessoas para a questão do saneamento no mundo!
A crise no saneamento
Estima-se em 2,5 bilhões o número de pessoas que não têm acesso a um vaso sanitário limpo e seguro, das quais 1 bilhão ainda precisam fazer as suas necessidades ao ar livre, colocando em risco a saúde de todos.
Cerca de 500.000 crianças morrem todos os anos de diarreia causada por água suja e falta de saneamento básico – mais de 1.400 crianças por dia.
Muitos dias de aula são perdidos todos os anos porque as crianças não têm acesso à água potável, ao saneamento básico nem a condições adequadas de higiene. Além disso, muitos alunos deixam de ir à escola por falta de vasos sanitários limpos e seguros.
Esse cenário é grave, pois dos 8 Objetivos de Desenvolvimento para o Milênio especificados pela ONU para 2015, o saneamento é o que está mais atrasado. Por quê? Talvez porque, apesar de termos o privilégio de usar vasos sanitários, não falamos sobre eles. Está na hora de quebrar o silêncio e focarmos a nossa atenção no objetivo de levar vasos sanitários limpos e seguros a todos. E essa é uma temática que a Brakey quer abordar e chamar cada vez mais atenção da população para sua conscientização.
História do vaso sanitário
O vaso sanitário foi criado em 1596, pelo poeta inglês John Harrington, afilhado da Rainha Elizabeth I. Entretanto, a patente só foi registrada em 1775, por Alexander Cumming, mecânico escocês.
O motivo de tal demora deve-se ao conhecimento insuficiente na época sobre a relação entre o tratamento inadequado dos excrementos e a incidência de doenças. Dessa forma, o uso do vaso sanitário conectado a uma rede de esgoto subterrânea só ocorreu a partir do século 19, quando o saneamento já era um tema mais abordado.
Em 1778, o mecânico e engenheiro inglês Joseph Bramah criou a bacia sanitária com descarga hídrica, possibilitando que os dejetos fossem eliminados por sucção. Hoje, existem modelos totalmente automatizados, que disparam até mesmo fragrância depois do uso.
No livro “As 100 maiores invenções da história”, o escritor americano Tom Philbin classificou o vaso sanitário na 16ª colocação, tamanha a importância o utensílio nos dias de hoje.
Em 2001, o museu Gladstone Pottery, da Grã-Bretanha, inaugurou uma exposição permanente que conta a história do vaso sanitário. Os visitantes puderam conhecer como eram os banheiros antes da invenção da descarga.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o sanitário, que tal conhecer os materiais de higiene que a Brakey oferece para o seu banheiro? http://www.brakey.com.br/produtos/