Conheça os diferentes banheiros pelo mundo
Você acha que os banheiros são iguais aos nosso no mundo todo? Não são! Então, para que você não seja pego desprevenido quando viajar para fora do país no “momento do aperto”, confira nossa lista dos diferentes banheiros pelo mundo e suas curiosidades:
- AMÉRICA LATINA, ESPANHA, FRANÇA, ITÁLIA E PORTUGAL
É comum nesses banheiros encontrar, além da tradicional privada e pia para lavar as mãos, os bidês. No Brasil, eles eram corriqueiros nas casas antigas, mas ainda hoje encontramos essas peças de porcelana que servem para se limpar após o uso do banheiro.
- ALEMANHA, DINAMARCA E ÁUSTRIA
Um pouco diferente dos nossos, os sanitários desses países europeus possuem uma particularidade: um local antes da água para “depositar” suas necessidades. Ao dar descarga, ela segue para o ralo.
- RÚSSIA
Para nós, o mais comum é que o sanitário seja um lugar privado para se frequentar um de cada vez, certo? Mas na Rússia eles não pensam assim, há banheiros públicos onde há mais de uma privada por cabine!
- JAPÃO
Para o Japão é preciso uma divisão dos banheiros. Os mais antigos, eram aqueles onde você não se sentava no sanitário, era preciso agachar. Mas como os japoneses são os reis da tecnologia, é claro que eles iriam inventar um vaso que faz todo o serviço para você. Hoje em dia é possível encontrar no Japão sanitários com controle remoto, que têm funções incríveis: esquentam o assento, soltam desodorizador de ar após a descarga e até fazem sons para que outras pessoas não ouçam “seu alívio” e não gere situações desconfortáveis.
- HOLANDA
Em Amsterdã, a cidade da Liberdade, pode fazer xixi na rua, mas no lugar certo, é claro. O hábito dos homens ocidentais de fazer xixi na rua deixa o asfalto com mau cheiro. Para resolver isso, os holandeses instalaram na cidade, mictórios públicos para os homens irem lá rapidinho e se aliviarem. Sem porta, sem nada.
- ÍNDIA
Na Índia, existem banheiros como os nossos, mas o tradicional banheiro indiano é um buraco com uma porcelana no chão, sem papel higiênico. Quando muito, você encontra um balde com água para se limpar. Vale contar mais uma curiosidade: os indianos limpam se limpam com a mão esquerda e depois lavam a mão, num baldinho que fica no banheiro. Por isso, os indianos usam sempre a mão direita para cumprimentar as pessoas.
- CHINA
Na China não têm porta, quando muito, há uma divisória. Não se pode ter vergonha dos outros habitantes do banheiro público, todo mundo está lá pelo mesmo motivo.
- TIBETE
No Tibete é ainda mais precário. Uma fossa, um buraco no chão é tudo o que é utilizado por grande parte da população. É claro que há banheiros comuns no Tibete, mas ainda é recorrente o número de sanitários mais simples no país.
- CAMBOJA
Assim como os países acima, as condições sanitárias dos banheiros do Camboja também são deploráveis. Em partes mais pobres do país, os sanitários são reservados, uma casinha fechada com um buraco no chão que dá direto ao rio.
- QUÊNIA
É costume no Quênia fazer as necessidades em sacos plásticos e jogá-los em canto qualquer. Pensando nisso, o projeto Peepoo pensa em distribuir sacolas biodegradáveis para que tudo seja enterrado e transformado em adubo, o que deixaria de poluir o meio ambiente com plástico.
Impressionou-se com os banheiros pelo mundo? Contem para gente suas experiências!