Barras de apoio para banheiros: as especificações de acessibilidade
Muitas pessoa acreditam que para tornar o banheiro do seu estabelecimento acessível, basta apenas instalar as barras de apoio para banheiros. Acabam contratando qualquer profissional apenas para instalar onde lhes convém. Pois saiba que isso é um grande erro! Apenas instalar as barras não garante a acessibilidade, é preciso seguir algumas especificações técnicas.
Para se ter uma ideia, é preciso planejar corretamente levando em conta o peso que as barras irão suportar, a dimensão das barras em relação ao ambiente e equipamentos e, principalmente, o posicionamento.
Assim, ao desenvolver um projeto de um banheiro acessível, é preciso considerar a segurança dos usuários, idade, estatura, condições físicas e o uso dos materiais corretos, como as barras de apoio. Confira a seguir quais são algumas das principais especificações.
Como devem ser instaladas as barras de apoio para banheiros?
Para evitar problemas na hora de especificar e posicionar as barras de apoio, os arquitetos podem se utilizar da ABNT NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
Essa norma está em vigor desde 2004 e aponta todas as características técnicas e dimensionais, com desenhos mostrando a altura e o posicionamento ideal do equipamento.
Fique atento, em 2015, a norma foi atualizada e algumas alterações foram feitas, então certifique-se que você está seguindo as últimas especificações.
As especificações de acessibilidade para banheiros públicos
Nos sanitários de uso coletivo, como os banheiros de shopping e restaurantes por exemplo, o projeto desenvolvido precisa atender aos mais diferentes perfis de público. O ambientes deve seguir as diretrizes do desenho universal para que possa ser utilizado por todos sem quaisquer constrangimentos ou dificuldades.
Ao especificar as barras de apoio, os principais fatores que precisam ser avaliados são:
– O peso que a solução suporta;
– A dimensão da solução;
– O posicionamento em relação aos itens do banheiro.
Vale um ponto importante, opte nas especificações por materiais que sejam mais fáceis de limpar e que tenham proteção contra oxidação, assim, você evita acidentes com os usuários em contato com as barras.
Outro ponto importante a considerar é que o arquiteto não precisa ficar engessado à norma, é possível colocar mais equipamentos do que os especificados se assim ele o julgar necessário.
Os cuidados no momento da instalação das barras de apoio
A instalação deve seguir fielmente o projeto, evitando acidentes e problemas futuros. O maior cuidado é com o sistema hidráulico, pois qualquer desvio pode causar perfuração no encanamento.
As paredes onde as barras de apoio são instaladas também devem receber uma atenção especial, elas devem receber um material que suporte forças excessivas.
Confira como as barras de apoio da Brakey foram instaladas:
Quer saber mais e conhecer as barras de apoio para banheiros que a Brakey disponibiliza? Acesse a página desta categoria de produto e veja nossos modelos.