Conheça as Tecnologias Ambientais
POR LUCAS LIMA, BRAKEY EQUIPAMENTOS DE HIGIENE │ 🕐 Tempo de Leitura – 1 min
As tecnologias ambientais fornecem soluções para diminuir as emissões de energias não renováveis, reaproveitar subprodutos e minimizar os problemas de eliminação de resíduos. Também Melhoram a ecoeficiência, ou seja, permitem “fazer mais com menos”, apoiam a aplicação de sistemas de gestão ambiental e tornam os processos produtivos mais ecológicos.
Essas tecnologias têm potencial para, durante a próxima década, contribuir para reduzir as emissões dos gases com efeito de estufa, destruição da camada de ozônio, acidificação e a redução de lixo nos oceanos.
Para concretizar o potencial das tecnologias ambientais, será necessário criar maior aceitação do mercado. O desconhecimento dos custos reais da obtenção, utilização e eliminação de materiais e energia continua a representar um grande obstáculo para uma maior implementação das eco inovações. Os consumidores precisam conhecer com mais exatidão o desempenho e os benefícios ambientais das diferentes tecnologias para poderem comprar e financiar com toda a confiança produtos que são frequentemente novidade no mercado. Alguns exemplos de tecnologias ambientais:
Wetlands para tratamento de esgoto
Também denominados “jardins filtrantes”, são sistemas biológicos projetados para viabilizar o tratamento de águas e efluentes. Eles usam a microbiota, que se desenvolve naturalmente em ecossistemas aquáticos e atua como um filtro capaz de acelerar a degradação dos resíduos orgânicos dos esgotos.
Secadores de mãos automáticos
Outro exemplo de tecnologia sustentável que você já pode implementar no seu dia a dia são os secadores de mãos automáticos que eliminam o uso (e desperdício) de papel toalha nos banheiros com um alto fluxo de pessoas. Além de trazer uma redução significativa de sacos de lixo plástico utilizados nas lixeiras. Conheça nossa linha de secadores no nosso site
Existem diversos exemplos que podem se encaixar em tecnologias ambientais como lâmpadas de LED, energia solar e até jardins térmicos para edificações. Todos esses exemplos contemplam práticas ESG, tema do nosso post da sema que vem!