8 erros comuns em projetos de banheiros
Não importa se você pretende construir ou reformar um banheiro pequeno, grande, privado ou público, há sempre alguns erros comuns em projetos de banheiros que você deve ficar atento para não cometê-los. Afinal, depois de tudo pronto, corrigi-los não é tão simples. Então, confira nossas dicas e planeje tudo com antecedência para garantir que o resultado final será perfeito!
1. Problemas nas instalações do banheiro
Todo banheiro, independentemente do tamanho, possui instalações básicas, como água, esgoto e energia. Basta um pequeno problema de projeto nessas instalações para que se tenha um grande prejuízo no futuro. Planeje essa parte do projeto com muita atenção, calma e cuidado. Detalhes são essenciais.
Os banheiros atuais, principalmente de estabelecimentos como restaurantes e shoppings, estão sendo projetados de forma mais elaborada, com sistema eletrônicos, como TV e som, além de iluminação especial. Por isso, a parte elétrica ganhou muito mais atenção e cuidado do que exigia há alguns anos. Procure deixar tudo pré-estruturado para instalações futuras. Muitas vezes, para fazer o reparo ou troca nessas instalações, é preciso retirar os revestimentos ou pisos. É sempre bom lembrar de guardar algumas peças para essa troca, por causa de lotes e tonalidades desses materiais: fica muito difícil encontrar exatamente o mesmo para compra.
2. Distribuição dos espaços
Você já entrou num banheiro em que o local do vaso sanitário é muito apertado? No seu projeto, você deve buscar referências, inclusive do que não fazer, de suas próprias experiências. O banheiro precisa ser um espaço funcional e cada centímetro deve ser muito bem aproveitado para que ele possa cumprir seu papel garantindo praticidade e conforto aos usuários.
Mesmo em ambientes pequenos, existem alguns espaços mínimos que devem ser respeitados entre um elemento e outro, até mesmo por questão de segurança, seguindo as normas técnicas. As Papeleiras e lixeiras também precisam se adequadas ao espaço para não atrapalhar o usuário.
3. Acessórios essenciais
Falando em experiência, as mulheres sabem como são essenciais alguns acessórios de banheiros, como os cabides, por exemplo. Entrar com bolsas e sacolas num banheiro e não encontrar um cabide para colocar suas coisas se torna uma experiência frustrante e bastante difícil. Outro item importante, são as cadeiras de proteção para crianças pequenas e os trocadores de fraldas que, inclusive, também estão sendo instalados em banheiros masculinos. Afinal, pai também troca fraldas, não é mesmo?!
Planeje bem quais tipos de acessórios são essenciais, no quesito de funcionalidade, e que combinem com o estilo e decoração do seu projeto de banheiro.
4. Banheiros projetados pensando-se apenas no presente
Banheiros são feitos para serem usados por anos, afinal, não é barato e muito menos prático ficar reformando o banheiro de um estabelecimento comercial, por exemplo.
Então cuidado na hora de planejar e adquirir os acessórios, pense no aumento de fluxo e possíveis “upgrades” futuros. Use equipamentos de higiene que atendam a demanda de usuários.
5. Escolha de materiais nos projetos de banheiros
Na hora de elaborar projetos de banheiros, escolha materiais que são resistentes a umidade e que possuam maior durabilidade, sem que haja necessidade de manutenções periódicas e, principalmente custosas demais.
O material usado deve ser resistente a água e deve-se evitar o uso de revestimentos ou materiais porosos em banheiros, pois podem acumular fungos e dificultar a limpeza.
6. Custos com água e energia
Os banheiros de um estabelecimento podem gerar custos pesados para o orçamento em relação ao consumo de água e energia elétrica, principalmente em locais de grande fluxo de pessoas.
Na hora de projetar o seu banheiro, você tem a possibilidade de pensar sobre essas questões e propor soluções mais econômicas, como luzes com sensor de presença, torneiras automáticas e vasos sanitários com controle de fluxo de descarga. Prever iluminação Natural também pode ser outra busca de economia deixando o ambiente mais agradável.
7. Uso de aromatizadores de ar
A premissa de “mais é menos” cabe no que se diz respeito ao uso em excesso de aromatizadores para disfarçar os odores. A manutenção frequente e uso de perfumes neutros são a melhor estratégia para um banheiro não receber reclamações ou críticas de usuários.
8. Ventilação do banheiro
Aqui temos um erro bastante comum em alguns projetos de banheiros: a ventilação! Se ela não for bem pensada, pode gerar sérios problemas, como a proliferação de fungos.
Por isso, analise bem o posicionamento das janelas do banheiro em relação ao fluxo de vento externo. Às vezes, a ventilação das janelas não é suficiente e é preciso instalar exaustores elétricos ou outros equipamentos
Agora, que você conheceu alguns pontos essenciais para ficar atento na hora de elaborar seus projetos de banheiros, que tal conhecer os produtos da Brakey? Navegue em nosso site e entre em contato com um de nossos representantes. Até a próxima!