8 curiosidades sobre banheiros que você não vai acreditar
Há muitas curiosidades sobre banheiros, com uma longa história, esse ambiente foi mudando e se adaptando às modernidades do mundo com o passar dos anos. Por exemplo, antigamente, não existiam banheiros dentro das residências e comércios, as pessoas usavam penicos ou as famosas “casinhas” que ficavam do lado externo do ambiente.
Para você ter uma ideia de como esse ambiente é antigo e cheio de curiosidades estranhas, na Roma Antiga existia a deusa do esgoto, o deus da privada e o deus do excremento. Quer saber mais? Confira em nosso artigo!
Curiosidades sobre banheiros:
-
A invenção do vaso sanitário
Essa peça foi inventada por um integrante da corte da Rainha Elizabeth I, chamado Sir John Harington, no ano de 1596. Bastante antigo, não?! No entanto, a patente foi registrada em 1775 por Alexander Cumming, isso porque foi ele quem desenvolveu a válvula de descarga.
-
Banheiros para dinossauros?!
Em 2013, alguns especialistas em paleontologia desenterraram, na Argentina, o que seria um vaso sanitário de 240 milhões de anos. Considerado o banheiro público mais antigo do mundo, os especialistas puderam, assim, mostrar que escolher um local específico para depositar seus dejetos naturais já era uma prática de animais e homens pré-históricos.
-
Museu dos sanitários
Na Índia, há um museu inteiramente dedicado para mostrar sanitários e o desenvolvimentos deles ao longo da história. Há modelos que datam o uso há 4.500 anos. Incrível, não é mesmo?!
-
Banheiros unissex
Até 1739, eram comuns os banheiros públicos serem unissex. Mas neste ano, em um baile da nobreza em Paris, foi feita a primeira oferta de banheiros específicos para homens e mulheres. Em alguns lugares, como no Brasil, isso se tornou comum, no entanto, na Europa, há muitos países que o comum ainda é o banheiro unissex, mesmo sendo em ambientes coletivos e públicos.
-
O tempo que passamos no banheiro
Esse tempo pode ser muito relativo, afinal, há pessoas que são bem rápidas no banheiro, já outras, gostam de ler e se entreter no celular, considerando o banheiro um local agradável e relaxante. O fato é que alguns especialistas calcularam uma média, na qual as pessoas usariam o banheiro 2.500 vezes ao ano, com uma duração de 20 minutos por dia. Sabe o que isso significa? Que numa vida de 80 anos, passamos cerca de 13 meses utilizando o banheiro.
-
A primeira exibição de um banheiro no cinema
O que parece ser algo comum no dia-a-dia, não parece ser nas telas de cinema. Na década de 60, foi estreado o filme Psicose, o primeiro a mostrar uma cena de banheiro onde exibia o vaso sanitário e a descarga. Você acha que não tem nada demais? Pois, na época, a cena foi considerada ofensiva pelo público e altamente criticada.
-
Banheiros x Superbowl/EUA
Parece que uma coisa não tem nada a ver com a outra, certo? Errado. Os americanos são tão fanáticos pelo Superbowl (campeonato de futebol americano) que não há nenhum outro momento do ano em que são disparadas mais descargas do que no intervalo da final do campeonato. Certamente, o mesmo deve acontecer com alguns eventos no Brasil.
-
Banheiros e seus nomes
No Brasil, costumamos chamá-lo de banheiro ou sanitário, mas esse ambiente tem outros nomes também. Os israelitas chamam de “casa de honra” e os egípcios de “casa da manhã”.